Toledo recebe mais de R$ 2 milhões para investir em serviços de saúde

Os investimentos na Atenção Básica de Saúde do município para 2019 estão garantidos com o recebimento de uma verba de R$ 2.250.000,00 do Fundo Nacional de Saúde. O repasse está assegurado pela Portaria nº 4.058 de 18 de dezembro de 2018 publicada nesta quarta-feira (19) no Diário Oficial da União, e foi viabilizado por ações de apoio do Deputado Estadual José Carlos Schiavinato e Deputado Federal Dilceu Sperafico.

Os recursos financeiros fazem parte do Piso da Atenção Básica (PAB), medida federal para garantir investimentos em saúde pública. O repasse será destinado para custeio de ações e insumos necessários para a continuidade dos serviços típicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Serão comprados medicamentos, materiais hospitalares, odontológicos, uniformes, equipamentos de proteção individual (EPIs),  materiais de expediente, limpeza, entre outros .

Para a Secretária de Saúde, Denise Liell, a verba é como um presente de fim de ano para Toledo, visto que vai fortalecer as ações da Atenção Básica de Saúde destinadas aos cidadãos. Ela explica que em 2019 será elaborado um planejamento para a melhor aplicação do recurso extra. “Nosso agradecimento vai para os Deputados Schiavinato e Sperafico, pelas ações de apoio que viabilizaram os recursos financeiros para o nosso município”, avalia a Secretária.

 

Investimentos na saúde

O ano de 2017 foi especial para a área da saúde. Várias investimentos foram realizados pela gestão e outros estão em andamento. O mais recente foi a reforma da UBS Vila Industrial entregue à população no dia 30 de novembro, com banheiros reformados, parte elétrica revisada, cobertura e pintura novas.

A Nova Central de Especialidades foi concluída e inaugurada no dia 1º de outubro de 2018 no Complexo de Saúde da Vila Pioneiro. Com espaço maior e mais arejado, passa a ter 17 consultórios, 10 a mais que no local antigo. Agora é possível ampliar o número de atendimentos especializados. Ainda no Complexo de Saúde da Vila Pioneiro, a Farmácia Comunitária também foi inaugurada neste ano e o Almoxarifado Municipal

 

Em obras: A Central de Fisioterapia, Reabilitação e Terapias Complementares está sendo construída em frente a Piscina Aldo Bello, próximo ao Complexo de Saúde da Vila Pioneiro.

As UBS de Cerro da Lola, Novo Sarandi, Jardim Porto Alegre e Jardim Coopagro estão com reformas em andamento. As reformas da UBS Panorama e Centro de Saúde já estão garantidas por meio de convênio com o Governo Estadual. Em Vila Nova será construída uma Unidade de Saúde da Família com apoio do Governo do Estado.

 

Fonte: Assessoria.

Facebook Comments