Toledo: Novos profissionais ingressam no Programa Mais Médicos

Na última sexta-feira (23) o Ministério da Saúde informou a Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre o preenchimento de quatro vagas para Toledo do Programa Mais Médicos. Esses profissionais manifestaram interesse e foram selecionados para atuarem no município.

As vagas foram ocupadas devido ao desligamento de duas médicas cubanas que atuavam no Jardim Panorama, e foram dispensadas, por uma decisão do Governo de Cuba, e o outro caso é devido a dois médicos que atendiam no Jardim Europa estavam suspensos por uma determinação do Ministério da Saúde, desde o mês de maio de 2018.

“Esses quatro médicos estão chegando para que possamos reestruturar e manter o contato com a população do ponto de vista do acesso da saúde da família. Os quatro profissionais, por força do Ministério da Saúde tem até o próximo dia 14 de dezembro para se apresentarem no município e iniciarem suas atividades”, informou o Médico da SMS, Dr. Fernando Pedrotti.
 

Pedrotti ainda explica que os novos médicos serão capacitados para uso do sistema de prontuário eletrônico, e a rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), podendo atuar na terça-feira (4) de dezembro deste ano. Além de conhecer a equipe e o local de trabalho, iniciando diretamente com a população, atendendo as duas regiões da cidade.

A Secretária de Saúde do Município, Denise Liell, salienta que o Programa Mais Médicos no Brasil é importante para a saúde pública. “Esse é um programa que atende diretamente demandas que os municípios apresentam. Hoje analisamos muitas vezes faltam condições para atender e oferecer serviços a toda comunidade.  
Percebemos a importância de agregar brasileiros, em uma política do Ministério da Saúde, de incluir cada vez mais esses profissionais no sistema”, define.

Denise salienta que o município conta atualmente com nove equipes médicas, que têm profissionais do Programa Mais Médicos, sendo cinco delas de brasileiros e quatro que foram substituídos. “Teremos agora todos os médicos brasileiros, dando oportunidade para o profissional formado no Brasil, de também se deslocar a todos os pontos de atendimento necessários. Estamos muito felizes com a vinda destes quatro profissionais, inclusive por saber que alguns são do município, possibilitando ainda mais uma proximidade com a comunidade”.

O Prefeito Lucio de Marchi diz estar contente com a vinda dos profissionais. “Vamos resolver um problema que vem se arrastando no Jardim Europa e América. Aquela grande região de Toledo, que por conta de um abaixo assinado que houve e foi encaminhado ao Ministério da Saúde que logo fez o afastamento dos médicos cubanos. A substituição não pode ser feita pelo município devido ao limite prudencial, o que impossibilitou novas contratações. outro ponto foi o não afastamento dos médicos cubanos pelo sistema, e por meses essa era a situação que se encontrava em Toledo”.

No início do próximo mês as médicas cubanas do Jardim Panorama também serão substituídas, completando as demais vagas.

Facebook Comments