Secretaria amplia oportunidades de qualificação profissional para jovens em Toledo

Em Toledo, a Prefeitura tem investido com seriedade na área da saúde, educação, esporte e lazer, e outros setores que atendem as necessidades básicas de cada cidadão.  Garantir um futuro melhor para as crianças, jovens e adolescentes faz parte do compromisso, e para isso, a Secretaria da Juventude está trabalhando em prol do desenvolvimento na qualidade de vida dessas pessoas que em breve estarão entrando no Mercado de Trabalho. 

Essa garantia vem através do programa “Jovem em Ação”, que em parceria com o Centro Integração de Empresa-Escola do Paraná (CIEE), vem auxiliando os jovens na qualificação profissional dentro da sala de aula nos colégios de Toledo. 

Essa também é uma atividade de descentralização das Políticas Públicas para a Juventude. O Colégio João Arnaldo Ritt, em Vila Nova, foi o primeiro a receber a ação, e 25 alunos foram certificados. Em Novo Sarandi, no Colégio Estadual do Campo Novo Sarandi, a ação também chegou e contemplou vários alunos.

O Colégio Estadual Esperança Favaretto Covatti, no Jardim Bressan, é a terceira unidade de educação que passa a receber a atividade. Serão quatro encontros. O próximo colégio a receber a ação é o Colégio Estadual Morais Rego, no Centro. 

O Secretário da Juventude, Jairo Luiz Cerbarro, avalia essa parceria como de suma importância para a garantia na qualidade de vida dos jovens. “Estamos com várias ações que são destinadas principalmente para o Mercado de Trabalho, como os cursos oferecidos de oratória, Atendimento ao público, técnica de vendas, marketing pessoal, jardinagem, dentre vários outros. O Jovem em Ação é mais um ponto positivo nesse trabalho”. 

Jairo destaca que é necessário que os jovens estejam de “olhos abertos” nas oportunidades oferecidas. “Essa ação em parceria com o CIEE destaca principalmente o trabalho em formação do adolescente e jovem, preparando para o mercado de trabalho, onde sabemos que o momento é de muita competição e exigência para conseguir um bom emprego, e o jovem que estiver mais capacitado e preparado terá mais oportunidades”, finaliza. 

O jovem, Gabriel Souza da Silva, de 18 anos, destaca que este é um benefício promissor para os alunos. “Isso demonstra que a escola e a prefeitura não está só interessada em ensinar ao aluno o básico dentro de sala de aula, mas também é para preparar para a vida, é algo muito valioso”. 

 

Curso de Oratória

Nesta semana ainda, em Vila Nova e Novo Sarandi, os certificados da primeira turma do Curso de Oratória, oferecido pela Secretaria da Juventude, foram entregues para 41 jovens. O Secretário da Juventude, Jairo Cerbarro, garante qualidade no serviço. “Essa é uma oportunidade de forma gratuita que influencia os jovens a ter uma melhor comunicação, sendo que o jovem aprende a falar em público, habilidades persuasivas e superação do medo”.

 

Parceria com o CIEE

Além do Jovem em Ação, outras iniciativas que a Secretaria da Juventude e o CIEE estão sendo disponibilizando como oficinas de autoestima, jogos e dinâmicas grupais, dicas para entrevista de emprego, a arte para o bem falar e o Família em Ação, onde pais ou responsáveis participam com seus filhos com o objetivo é fortalecer os vínculos de convivência dentro da família. 

Facebook Comments