Saúde na Hora: Para reforçar atendimento, UBS DO COSMOS E EUROPA ampliam horário

Com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso da população aos serviços de saúde na Atenção Básica, o Município de Toledo, através da Secretaria Municipal de Saúde, credenciou duas Unidades de Saúde no Programa Saúde na Hora. As Unidades de Saúde contempladas em Toledo são ESFSB COSMOS e ESFSB JARDIM EUROPA, que passarão a atender em horário estendido, iniciando esse modelo de atendimento a partir do dia 03 de março.

O horário de funcionamento será das 07h às 19h, ininterruptamente, de segunda a sexta feira, exceto no dia de reunião de equipe das respectivas unidades, sendo ESF Cosmos na quarta feira a tarde e ESF Europa na quinta-feira a tarde.

O Programa Saúde na Hora, lançado pelo Ministério da Saúde, amplia os recursos mensais a municípios que estenderem o horário de funcionamento das unidades de saúde para o período da noite, além de permanecerem de portas abertas durante o horário de almoço e, opcionalmente, aos fins de semana.

As ações e serviços ofertados no período de funcionamento são: acolhimento, consultas de enfermagem e médica, consulta odontológica, imunização, dispensação de medicamento, visita domiciliar, atualização de cadastro, procedimentos de enfermagem, agendamento de exames e grupos de educação em saúde. Com esse formato de organização das unidades a meta é proporcionar aos usuários maior possibilidade de acesso a atendimentos necessários.

“A Unidade do Jardim Europa possui um território concentrado, composto por cerca de 16 mil pessoas e a UBS do Cosmos tem ampliado a cobertura de sua população, chegando a 12 mil cadastros. Por isso, esses locais foram inscritos para participarem do Programa neste momento”, comenta a secretária de saúde Denise Liell.

A Unidade do Jardim Europa possui quatro médicos da Estratégia Saúde da Família e a do Cosmos são três médicos ESF e mais um de 30 horas. Deste modo, com a participação das Unidades no Saúde na Hora, as comunidades serão orientadas a procurar os serviços de acordo com as disponibilidades. “ O objetivo do Poder Público é ampliar a cobertura da atenção primária em Saúde. O Programa Saúde da Hora é mais uma estratégia para o município oferecer o atendimento para toda a população”, finaliza.

Foto: Fábio Ulsenheimer

 

Facebook Comments