Parque das Araucárias: Reurbanização garante qualidade de vida aos moradores de Toledo

O município de Toledo, é conhecido por ter vários cartões postais, como o Parque Ecológico Diva Paim Barth e o Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann. Vários outros parques e sangas também contemplam a natureza da cidade. Um desses espaços públicos que garante lazer e qualidade de vida aos munícipes é o Parque das Araucárias, localizado no Jardim Concórdia. O local está recebendo intervenção através das Secretarias de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, e  Habitação, Serviços e Obras Públicas.

Vale lembrar que o Parque das Araucárias é o primeiro parque de Toledo a receber um espaço de natureza com brinquedos adaptados para cadeirantes. No local também foi criado a Área de Preservação Permanente (APP), por se tratar de um espaço urbano, com a necessidade de conscientizar as pessoas sobre o lixo.

O Diretor Técnico Operacional do Meio Ambiente, Nelson Ferreira,  explicou que foi canalizado o leito do rio que até então a galeria vinha até o início do parque e era despejado tudo dentro do rio. “Foi feito uma galeria de 45 metros dentro do parque, as laterais foram todas refeitas, dando mais segurança”.

“O que será feito agora, depois de tudo limpo, será plantado a grama e árvores de maneira uniforme que não prejudique o andamento do parque em si. Será plantado flores, ornamentar o parque. O investimento será em máquinas, tubo e investimentos na grama, árvores gerando uma despesa em torno de R$ 50 mil. O parque vai ficar bonito e maior”, explicou Nelson.

O Parque das Araucárias está localizado no Jardim Concórdia, margeando a Rua Pedro Álvares Cabral, que também recebeu melhorias anteriormente.

O Prefeito Lucio de Marchi está visitando e fiscalizando as obras desde o seu início. Ele agradece ao empenho dos profissionais e destaca que as obras beneficiam diretamente as pessoas que usam o parque para lazer. “Aqui foi colocado um 1,5 km de galeria pluvial, garantindo o escoamento da água da chuva e dando segurança aos usuários do espaço. O Parque das Araucárias é muito bom porque é contemplado com parques infantis, trilhas, dentre outros atrativos. São mais de 10 anos desde sua construção e diariamente recebe público que merece um lugar adequado para fazer suas atividades”.

Foto: Carlos Rodrigues.

 

Facebook Comments