Outubro rosa: valorização da vida e cuidados preventivos são temas de palestra na Prati-Donaduzzi

Considerado a doença mais comum entre as mulheres, o câncer de mama, foi tema de uma palestra na Prati-Donaduzzi na segunda-feira (21). Quem trouxe esses dados e mais informações de como enfrentá-lo foi a técnica de enfermagem da Centralpack Embalagens, empresa do Grupo Prati, Eliana Massola.

Durante um bate-papo com mais de 160 mulheres, todas colaboradoras da empresa, Eliana passou orientações de como prevenir e o que fazer quando o diagnóstico da doença chega. O apoio familiar, autoconfiança e valorização da vida foram aspectos principais citados pela técnica de enfermagem.

“Gosto de falar sobre o tema e alertar nossas colaboradoras, pois acabam sendo multiplicadoras. Aprendem e levam os conhecimentos para as amigas e familiares. Assim mais pessoas ficam em alerta sobre o câncer de mama e demais doenças. Também gosto de citar em minhas conversas que as pessoas precisam ter gratidão à vida e serem felizes”, explicou.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), são diagnosticados 59,7 mil novos casos de câncer de mama por ano no país. Cerca de 30% do total de cânceres ocorrem na população feminina. Como forma de buscar a redução desses dados, o Ministério da Saúde indica a realização de exame clínico anual para mulheres com mais de 40 anos e uma mamografia a cada dois anos para o público entre 50 e 69 anos.

A colaboradora Solange Potrich teve diagnóstico de câncer duas vezes, ela contou sobre sua história, e diz que após tudo o que passou, hoje só tem a agradecer. “Não podemos nos abalar com nada. Temos que ter força de vontade para viver e lutar. Depois de todo esse período de luta eu só tenho a agradecer por estar viva”, contou.

Conhecimento

Segundo a supervisora de Saúde Ocupacional, Marcia Rodrigues, o objetivo da atividade é levar conhecimento, ao capital humano da empresa, que em sua maioria é composto por mulheres. “Não é só em outubro que as mulheres precisam se cuidar e sim o ano todo, a prevenção é essencial”.

Leda Pereira, colaboradora da Prati-Donaduzzi, disse ter aproveitado o momento para aprender mais. “É uma iniciativa que trouxe mais conhecimentos para nós colaboradores, principalmente para enfatizar que a prevenção é o melhor caminho”.

Amigas

Também participaram do momento, integrantes do projeto Amigas do Bem Viver. Elas explicaram que a iniciativa consiste em um grupo de voluntários e por pessoas que vivem ou viveram os obstáculos do diagnóstico do câncer. O projeto realiza rodas de conversa, terapia espiritual entre outras ações que são voltadas exclusivamente para proporcionar o bem-estar às pessoas.

A participação do grupo é para que mais pessoas conheçam sobre o projeto e do que ele oferece. O instituto Avon foi parceiro da atividade e também trouxe materiais autoexplicativos e demonstração de produtos.

Prevenção

Durante o ano todo o setor de Saúde Ocupacional da empresa oferece as colaboradoras o encaminhamento para a realização de mamografia em parceria com a clínica Diagnose. Agora em outubro, em parceria com o Sempre Vida, plano de saúde da empresa, oferta de forma gratuita a realização do exame preventivo.

 

Foto: Jéssica Dona.

Facebook Comments