Outubro Rosa: desfile de mulheres com câncer muda rotina na 20ª Subdivisão Policial de Toledo

As detentas da 20ª Subdivisão Policial de Toledo tiveram uma tarde diferente que contou com desfile de moda e atividades alusivas ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama. As ações foram realizadas nessa quarta-feira (23), pelo Projeto Recomeçar, da Prati-Donaduzzi, em parceria com o Projeto Amigas do Bem Viver.

Cerca de 24 mulheres que cumprem pena na 20ª SDP foram acolhidas com a música “Sobrevivi”, da cantora Sarah Farias.  As cantoras em especial eram as “guerreiras” que integram o Amigas do Bem Viver. “O projeto surgiu em 2015 como forma de elevar a autoestima das mulheres que estão vivendo ou já viveram os obstáculos do diagnóstico do câncer”, explicou a coordenadora, Terezinha Nucitelli.

Além de cantar, elas também esbanjaram a beleza e a simpatia em um desfile de moda semelhante ao realizado recentemente na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT). “Resolvemos convidar essas mulheres que enfrentam de forma tão corajosa o câncer para alegrar a vida das detentas”, disse a supervisora de Responsabilidade Social da Prati-Donaduzzi, Maria Rita Pozzebon.

Emoção

Solange Potrich e Leila Duillus integram o Amigas do Bem Viver, além de desfilarem também compartilharam através de depoimentos o momento em que receberam o diagnóstico de que estavam com câncer e o tratamento. “No momento você não pensa em morrer, mas em viver. Não é o câncer que vai me derrubar”, contou Solange.

Como forma de agradecimento as detentas cantaram a música gospel “Sonda-me” da cantora Aline de Barros e também presentearam as “guerreiras” com uma lembrança feita por elas. “Nós estamos privadas da liberdade e muitas vezes pensamos em desistir. A mensagem que vocês nos trouxeram hoje nos da mais força para não desistir, mas recomeçar”, disse uma das detentas.

Projeto Recomeçar

O Projeto Recomeçar é desenvolvido pela área de Responsabilidade Social da Prati-Donaduzzi desde 2010 com mulheres que cumprem pena na 20ª Subdivisão Policial de Toledo. Também permite capacitação com foco na reinserção social e no mercado de trabalho, além disso, as ações visam reduzir a reincidência criminal.

 

Fotos: Thais Nascimento.

Facebook Comments