O Fim do Rei Salomão

Neste vídeo vamos falar do melancólico Fim do Rei Salomão. Como foi esse final de vida do Rei Salomão? Porque ele caiu em desgraça no fim da sua vida, revoltou a Deus e se encheu de problemas, mesmo sendo o homem mais sábio do planeta?

O que aconteceu? Quais foram os grandes erros do Rei Salomão e que custaram o seu reinado, o enfraquecimento do povo hebreu, a divisão do reino de Israel, posteriormente até mesmo a diáspora do Povo Judeu…

Eu vou contar tudo isso pra vocês em detalhes… E mesmo que você conheça da Bíblia, aposto que vai ficar surpreso com o que eu vou contar neste vídeo:

Inscreva-se no canal Curiosidades Bíblicas

Quem foi o Rei Salomão?

Salomão é um dos personagens mais famosos do Antigo Testamento. Ele foi Rei de Israel  por volta do ano de 970 a.C e governou durante 40 anos. Filho do Rei David com Bate-seba, Salomão também é o autor de dois livros de sabedoria da Bíblia: Provérbios e Eclesiastes.

Não é a toa: Salomão é até hoje considerado o homem mais sábio que já existiu. Em uma passagem do Livro bíblico que conta a sua história, o Livro dos Reis, Deus apareceu ao recém coroado Rei Salomão dizendo que iria conceder a ele qualquer coisa que ele pedisse e Salomão pediu sabedoria.

Isso fez com que o ainda jovem Rei Salomão tivesse um reino muito próspero e fosse o homem mais rico de toda a história bíblica.

Ele também ficou famoso por construir o primeiro Templo de Jerusalém, também conhecido como o Templo de Salomão.

Tão famoso que outros governantes da época viajavam dias e noites só para se encontrar com o Rei Salomão e tentar absorver um pouco dessa sabedoria toda – em troca de muito ouro e outras coisas valiosas da época.

O Fim do Rei Salomão
O Fim do Rei Salomão: Uma figura que era muito admirada na época.

1 Reis 10:24,25

Todo o mundo queria ver Salomão para ouvir a sabedoria que Deus tinha posto no coração dele. Cada um trazia o seu presente: objetos de prata e de ouro, roupas, armaduras, especiarias, cavalos e mulas. E foi assim ano após ano.

Então podemos dizer que Salomão foi um dos primeiros mentores, um dos primeiros coachs de como ficar rico da história.

Como foi o Fim do Rei Salomão?

Bom e ai dito isso, fica o questionamento: Como um homem tão rico e sábio acabou se perdendo? Despertando a Ira de Deus – que fez com que o seu próprio reino fosse dividido e mudasse os rumos da história do povo hebreu… Como foi o Fim do Rei Salomão?

Primeiro de tudo é importante esclarecer que Israel nesta época era uma teocracia: Que é um termo de origem grega que significa “governo divino”. Ou seja, os governantes da época ouviam a voz de Deus e era ele quem ditava as regras de como as coisas deveriam ser…

Sendo assim, Deus estabeleceu algumas regras que precisavam ser seguidas por Salomão… Deus passou isso pra ele.

Essas regras não poderiam ser quebradas – porque isso poderia justamente significar uma ruptura com esse poder advindo de Deus.

E uma dessas leis era de que o Rei Salomão não poderia tomar como esposa uma mulher estrangeira…

Porque isso? Porque Deus sabia que, se Salomão se casasse com mulheres estrangeiras, elas iam fazer a cabeça dele, ou seja, influenciá-lo para que ele adorasse outros deuses – pra que ele se tornasse politeísta – e Deus não queria isso de jeito nenhum… Até porque a adoração a falsos Deuses era um problema sério que era encarado na época.

E abrindo um parênteses importante aqui: Naquela época o Rei podia ter tantas esposas que quisesse. O homem podia tomar mais de uma mulher como esposa e o rei muitas mulheres. Era algo permitido, normal para a época. E sabe quantas Salomão teve? 700 esposas e 300 concubinas – ou seja, amantes, mulheres que viviam com ele.

O Fim do Rei Salomão que teve centenas de esposas
O Fim do Rei Salomão que teve centenas de esposas

E o que aconteceu? Mesmo assim, mesmo tendo centenas de mulheres a sua disposição, o que ele fez? Foi atrás das mulheres estrangeiras. Mulheres de outros países, de outros reinos… O Rei Salomão ignorou essa regra dada por Deus e casou-se com mulheres estrangeiras… Mais ainda: A Bíblia diz que ele amou estas mulheres.

Mas ai você pode se perguntar: Po, porque o cara fez isso? Tinha tanta mulher ali, dá uma segurada né… que isso! Que safadeza em!

E muitas pessoas, até teólogos mesmo, usam isso como um exemplo do pecado da luxúria. Quer dizer: O Homem pode ter tudo à disposição, mas mesmo assim ele quer aquilo que não pode. Aquilo que o olho toca ele quer. E tem outros exemplos assim na Bíblia também, desde Adão e Eva…

O Pior Pecado de Salomão

Mas este não foi o único pecado de Salomão que envolve as mulheres. Teve algo a mais, que fez com que Salomão traísse a lei de Deus. E foi algo talvez até mais forte: O pecado da Ganância.

Vamos voltar de novo pensando como funcionavam as coisas naquela época – no ano de 970 antes de Cristo. Naquele modelo de sociedade, o casamento era utilizado como moeda de troca, para que famílias e reis pudessem fazer alianças. O casamento era de fato uma das alianças mais fortes e que firmava de fato o laço entre famílias, ou mesmo entre reinos. Isso perdurou durante muitos anos da nossa história.

E foi exatamente isso que aconteceu na época de Salomão. Ele não se contentou com aquilo que tinha, pra expandir o seu reino, pra conseguir mais alianças com outros reinos, ele tomou mulheres estrangeiras como esposas – muito possivelmente para formar essas alianças.

Um exemplo que a Bíblia cita é a filha do Faraó do Egito, que Salomão se casou. Isso rendeu pra ele até uma cidade que foi dada como dote, a cidade de Gezer – como está descrito na Bíblia (1Rs 9:16).

O Fim do Rei Salomão - a filha do Faraó
O Fim do Rei Salomão – a filha do Faraó

Então note como isso foi de fato uma estratégia política de Salomão, que queria ampliar cada vez mais os seus domínios.

O resultado dessa salada toda foi que realmente aconteceu como Deus havia previsto: Salomão foi influenciado pelas suas esposas estrangeiras, passou a adorar outros Deuses, liberou inclusive a construção de templos para adoração a estes Deuses. E isso provocou a Ira do Deus de Israel.

Bom, depois disso tudo – Deus só não acabou de vez com o Rei Salomão, com todo o seu reinado, por causa da aliança  que tinha feito com seu pai, o Rei Davi. Então Salomão foi poupado de ter um final ainda mais trágico.

Então no fim das contas o que aconteceu:

1 Reis 11:11-13

Por isso o Senhor disse a Salomão: — Já que você procedeu assim e não guardou a minha aliança, nem os meus estatutos que lhe ordenei, vou tirar o reino de você e dá-lo a um dos seus servos.

No entanto, por amor a Davi, seu pai, não farei isso enquanto você estiver vivo, mas durante o reinado do seu filho.

Todavia, não tirarei o reino todo; darei uma tribo a seu filho, por amor a Davi, meu servo, e por amor a Jerusalém, que escolhi.

Este foi o fim do rei Salomão. Depois da sua morte o reino acabou dividido em Tribos – e Israel nunca mais foi a mesma.

Mesmo em vida, Salomão experimentou as ameaças de inimigos levantados por Deus, como Hadade, Rezom e Jeroboão.

 

Veja mais Curiosidades.

Facebook Comments