Guarda Municipal completa 26 anos de relevantes serviços ao povo de Toledo

Criada pela Lei 1.764/1994, a Guarda Municipal completa nesta quarta-feira (13) 26 anos de atividades relevantes ao povo de Toledo. A data é lembrada como momento de conquistas e novos desafios para a instituição que conta atualmente com 147 colaboradores das áreas administrativa, de segurança e de trânsito.

 

A corporação atua em parceria com outras forças de segurança (com linha direta para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal) e desenvolve várias atividades de proteção do patrimônio público e da população. Além de estar fisicamente em 25 pontos fixos com grande movimentação de pessoas, bem como por meio de blitze e rondas por carro, motocicleta e bicicleta em espaços públicos, comunidades rurais e escolas municipais, o efetivo também atua de forma remota.

 

A Central de Monitoramento da Guarda Municipal acompanha os alarmes de 184 próprios do município e observa a movimentação em pontos estratégicos da cidade por meio de 34 câmeras de última geração (de amplo alcance e giro de 360º), sendo que duas contam com o sistema OCR, que possibilita a leitura de placas de veículos a fim de verificar em tempo real a existência de irregularidades, o que auxilia as ações do Departamento de Trânsito.

 

O órgão também atua em parceria com outras secretarias: de Saúde, acompanhado o deslocamento de pacientes da saúde mental aos locais de atendimento; de Política para Mulheres, com a Patrulha Maria da Penha, que defende desde 2016 (Toledo foi então a quarta cidade do Paraná a oferecer este serviço) mulheres em situação de violência; e de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, com a Brigada de Combate ao Incêndio no Aeroporto Luiz Dalcanale Filho.

 

Parte integrante da Secretaria de Segurança e Trânsito e integrante da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), a Guarda Municipal , no Jardim Concórdia, também armazena os materiais necessários para as atividades da Defesa Civil, entidade que atua na prevenção e auxílio da população em momentos críticos. O efetivo da força de segurança não é composto apenas de seres humanos: três  cães da raça pastor belga malinois da Unidade K9 auxiliam os agentes em diversas operações em que a perspicácia canina se faz necessária.

 

Na corporação desde o começo das atividades, o supervisor Artur Pedro Elger tem muito orgulho em ter acompanhado e participado da evolução da corporação. “Desde que a Guarda Municipal foi criada, as atribuições foram aumentando, principalmente a partir de 2005, quando foi criada a Secretaria de Segurança e Trânsito e gradativamente fomos nos envolvendo nas questões de segurança pública e viária, sem abrir mão da proteção do patrimônio público”, relata.

 

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Oscar Monteiro, tem na proteção aos cidadãos de Toledo e daqueles que estão circulando pela cidade sua função primordial. “A Guarda Municipal e outras forças auxiliares são necessárias para que haja justiça e segurança, para que as pessoas possam ter um convívio harmonioso, mais fraterno e com respeito à lei. Por isso, temos que realizar nosso trabalho atendendo a todos com educação, presteza e rapidez, aproveitando os meios disponíveis para se chegar ao objetivo no menor tempo possível”, salienta.

 

Foto: Carlo Rodrigues

Facebook Comments