Frente fria avança da Argentina e derruba temperaturas no Paraná

A frente fria que avança da Argentina e segue pelos estados do Sul do Brasil deve derrubar as temperaturas já na quarta-feira (19) no Paraná. 

O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) prevê mínimas de 8ºC para Cascavel até o fim da semana e geada para cidades de Palmas, Guarapuava e General Carneiro – sul do Estado. Nessas cidades, a temperatura prevista é de 5ºC, mas a sensação térmica pode se aproximar de zero. 

O frio não deve provocar chuvas intensas, apenas pancadas em alguns pontos isolados. A nebulosidade aumenta, principalmente na região Oeste. 

Para quem está acostumado com temperaturas mínimas entre 14 e 18ºC nas últimas semanas deve estranhar a queda e o clima. 

O frio chega antes do inverno que começa dia 21 de junho, às 12h54 e segue até 23 de setembro. 

 

Risco de ventania no Sul do Brasil

Nesta terça-feira, 18 de junho, a nova frente fria provoca temporais no centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul. A chuva avança para a Grande Porto Alegre e para demais regiões gaúchas no decorrer da tarde e na noite da terça-feira, 18 de junho.

Esta frente fria traz junto um forte massa de ar frio polar e também um intenso ciclone extratropical e seu deslocamento sobre o Sul do Brasil vai provocar ventania.

 

Nesta terça-feira as rajadas de vento podem alcançar até 90 km/h no Rio Grande do Sul e na serra de Santa Catarina e até 70 km/h nas demais áreas da Região.

O serviço de meteorologia da Argentina já pôs várias regiões do país em alerta por causa desta frente fria. Há alerta para neve, tempestades e “viento blanco*” na parte mais elevada da cordilheira dos Andes.

 

Fonte: Redação Catve.com e Climatempo.

Facebook Comments