Festival Vem Jogar: Alunos de Toledo participam de prática esportiva

Ser criança é uma das melhores fases da vida e aproveitar esses momentos com brincadeiras e práticas esportivas é fundamental para o bom aproveitamento deste período, assim como para o desenvolvimento e socialização. Pensando nisso a Secretaria Municipal de Educação (SMEL) promove nesta semana o Festival Vem Jogar.

A competição teve início nesta segunda-feira (05), na Associação Esportiva e Recreativa Sadia (AER Sadia), reunindo aproximadamente 170 alunos, dos 5° anos das escolas municipais. As atividades serão realizadas durante a manhã e tarde, com a participação de 10 grupos, abrangendo as 36 escolas municipais de Toledo. Ao todo mais de 1700 meninos e meninas devem participar do Festival.

O intuito é promover a atividade física, a interação e confraternização dos estudantes das escolas municipais. As atividades desenvolvidas foram futsal, handebol, basquetebol, vôlei gigante, atletismo e jogos de tabuleiro.

O prefeito, Lucio de Marchi, esteve presente na solenidade de abertura do evento e enalteceu a importância da prática esportiva. “O esporte é algo capaz de mudar a vida das pessoas, principalmente quando as atividades são voltadas para um público tão jovem como este, por isso esse movimento é tão importante e deve ser valorizado”.

Os alunos do 5º ano estão em seus últimos momentos nas escolas municipais. Em 2019 estes alunos irão estudar em colégios estaduais. A secretária de Educação, Edna Heloisa Schaeffer, salienta que este é um dos principais motivos para que os 5º anos sejam o público escolhido a participar do Festival.

“Os alunos do 5º ano fecham um ciclo nas escolas municipais, por isso esta é uma ação que coroa toda a sua caminhada neste período de estudos. No Festival Vem Jogar os estudantes têm acesso a modalidades que já tiveram contato nas aulas de educação física e tem alguma afinidade”, destacou.

A Universidade Paranaense (UNIPAR), e o Centro Universitário FAG, são parceiros do Festival, participando de toda a sua organização. As duas instituições colocaram um grupo de estagiários a disposição para as atividades necessárias.

Os professores de educação física do município foram os árbitros das partidas e também participaram de toda a organização do evento. A professora, Angela Kaefer, considera o evento como um momento importante de interação entre os alunos.

“O Festival é uma das melhores atividades do ano, pois reúne alunos de várias escolas em inúmeras modalidades e atividades físicas do seu cotidiano. Nesse momento o mais importante não é o aspecto competitivo, mas sim a interação e cooperação das crianças, umas com as outras”, comentou.

A ação proporcionou momentos de muita alegria e satisfação para as crianças, que demonstravam a sua felicidade em estar participando de uma atividade diversificada fora das salas de aula. O aluno da Escola Ecológica, Iago Almeida, era uma das crianças mais felizes, o menino conta como foi a sua experiência no evento.

“Foi muito divertido, nem sempre tem brincadeiras e jogos, igual hoje. Foi muito bom, a gente conseguiu participar de todas as brincadeiras”, disse o garoto com um sorriso no rosto.

O Festival Vem Jogar é organizado pela Secretaria de Educação e deve seguir até a próxima sexta-feira (9). Todas as crianças que compareceram aos Jogos receberam medalhas de participação.

Facebook Comments