Agosto Dourado: Servidores participam de capacitação sobre amamentação 

Neste mês de agosto, diversas instituições, incluindo o poder público e organizações não-governamentais se unem em prol do incentivo à amamentação. Em Toledo, a mobilização inclui ações como capacitação para os profissionais da saúde e a “Tarde do Mamaço”. A ideia é mostrar a importância do leite materno para a saúde do bebê e incentivar as mães a amamentarem durante mais tempo.

“Empoderar as Famílias favorece as mulheres que amamentam” este é o tema da Campanha do Agosto Dourado desse ano. O intuito da campanha é informar as pessoas sobre os vínculos entre proteção social parental com igualdade de gênero e amamentação.

A Pediatra da Secretaria de Saúde, Gabriela Ravache, explica que nesta terça-feira (6) foi realizado uma palestra de capacitação dos ACEs e ACS. “O objetivo principal é estimular o aleitamento materno, o Agosto Dourado é um mês em que a gente destina nossas atividades em função da amamentação, essas palestras em especial, que estão acontecendo, são para capacitar os profissionais em relação ao aleitamento materno para dar apoio e estímulo às mães”.

Gabriela salienta sobre os benefícios. “A gente percebe que muitas mães não amamentam tanto por falta de apoio como por desconhecimento de algumas técnicas.  Muitas vezes, a mulher não amamenta não porque não querer, mas por uma falta de rede de apoio. Ela precisa, muitas vezes, voltar a trabalhar cedo, ela está cansada após ganhar bebê, e precisa do apoio do pai e do resto da família. Essa campanha foca no apoio da sociedade e família a mulher que amamenta, questão que muitas vezes impede o aleitamento pelo menos o mínimo de seis meses de leite materno exclusivo e depois complementado com outros alimentos até dois anos”, finaliza.

Uma das participantes, a Agente de Combate a Endemias, Loriane Zanotto, afirmou que a integração para tal capacitação é de suma importância. “Essa ação como parte de integração entre os ACEs e ACS, é importe que não só os ACEs saibam qual o trabalho dos ACS a campo mas também que mais tarde eles vão aprender qual o nosso trabalho a campo de agente de endemias.

 

Importância da amamentação

Para os bebês, o aleitamento materno significa ter alimentação de qualidade, de fácil digestão, sempre na temperatura certa e com todos os nutrientes necessários. O próprio ato de sugar o peito traz benefícios, auxiliando no desenvolvimento da arcada dentária do bebê, da fala e da respiração.

O leite materno também oferece proteção aos bebês nos primeiros meses de vida, fortalecendo seu sistema imunológico. Para as mães, o aleitamento ajuda a minimizar o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário, doenças cardiovasculares e diabetes, além de fortalecer os laços afetivos com o bebê.

 

Programação Tarde do Mamaço

A Tarde do Mamaço acontecerá no domingo (18) no Parque Ecológico Diva Paim Barth (Lago Municipal), às 15h seguindo até às 17h30. Na tarde, atividades de apoio e orientação para família e demais cidadãos sobre a maternidade, paternidade, normas e leis sociais com igualdade de gênero em todos os níveis serão abordadas.

A partir das 14h30, ônibus passarão pelas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS) para transportar gratuitamente os interessados em participar do evento. Ubs Panorama; Ubs São Francisco; Ubs Coopagro; Ubs Cosmos; Ubs Porto Alegre; Ubs Concórdia; Ubs Europa; Ubs Santa Clara e Ubs Maracanã.

Prefeitura de Toledo.

Facebook Comments