Abertos os festejos da 11ª Semana Farroupilha em Toledo

A Revolução Farroupilha, também conhecida como Dia do Gaúcho, é celebrada em 20 de setembro. Esta data é considerada feriado estadual no Rio Grande do Sul. A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil na qual os revoltosos queriam separar-se do Império do Brasil.

A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições gaúchas. Ela transcende o próprio Movimento Tradicionalista Gaúcho. Durante a semana são relembrados os feitos dos Gaúchos no Decênio Heróico de 1835 a 1845, quando houve uma revolta regional com a intenção de separar-se do Império do Brasil. A Revolução Farroupilha, também conhecida como Dia do Gaúcho, é celebrada em 20 de setembro.

Em Toledo, as programações da 11ª Semana Farroupilha tiveram início nesta quarta-feira (18) com a cavalgada de condução da Chama e Missa Crioula. A chama crioula foi levada pelos cavaleiros e recebida pelo Prefeito e os Patrões que a escoltaram até o acampamento Farroupilha. Ali ficará durante até o encerramento, no próximo domingo (22).

O Prefeito Lúcio de Marchi destacou a importância dos festejos e da valorização da cultura gaúcha. Junto com os demais Patrões dos centros de tradição gaúcha (CTGs) abriram as portas do acampamento e deram início às comemorações. O Acampamento Farroupilha está armado no Parque Ecológico Diva Paim Barth e é aberto a toda população.

O Secretário da Cultura, Odemilson Elias dos Santos, avaliou de forma bastante positiva o início das atividades. “Com a colaboração de todos os tradicionalistas e de várias famílias da sociedade foi possível superar as dificuldades que tivemos para organizar o evento e proporcionar essa belíssima abertura. Mérito dos CTGs e das secretarias de governo que se empenharam para que tudo desse certo”, avaliou.

O acampamento segue aberto e a programação dessa quinta-feira (19) começa a partir das 18h. Após as apresentações do CTG Estância da Liberdade haverá uma Tertúlia Livre, que trata-se de um encontro de amigos, seguido de um baile oferecido pelo próprio CTG.

Foto: Dielson.

 

Facebook Comments