UTFPR câmpus Toledo completa 12 anos

Há doze anos, em 05 de fevereiro de 2006, era inaugurado o câmpus Toledo da UTFPR. O município primeiramente entrou na disputa para receber o então CEFET. Porém, o campus acabou indo para Campo Mourão. “Não desistimos”, conta o então prefeito José Carlos Schiavinato.  Em 2006, a partir da iniciativa da Prefeitura Municipal de Toledo, uniram-se a FUNET (Fundação Educacional de Toledo) e a UTFPR Campus Medianeira.

Enquanto isso o então deputado federal Dilceu Sperafico atuava junto ao Governo Federal lá em Brasília. Já em 2006 aconteceram as primeiras reuniões da futura direção do Campus Toledo, compostas por servidores que seriam transferidos da UTFPR campus Medianeira junto com a comunidade toledana. O reitor era Éden Januário Netto, o primeiro diretor de campus o professor Carlos Roberto Juchen e se contava com 27 servidores.

Em 23 de fevereiro de 2007 a Prefeitura adquire uma área de aproximadamente 68.680.28 m2 de comum acordo ao seminário Verbo Divino. Nesse espaço seria edificado o novo prédio da UTFPR, que até então funcionava provisoriamente na FUNET. Em 2011 foi inaugurado o Bloco C. Uma área de 3.572 m2 utilizada pelos cursos de engenharia civil e matemática. “Tivemos a oportunidade de como prefeito colaborar com todo o processo de implantação”, relembra Schiavinato.

O primeiro curso foi o de Ensino Médio Técnico Integrado em Gastronomia. Depois vieram a graduação em Tecnologia em Processos Químicos e em 2009 o Técnico Integrado em Informática e a graduação em Engenharia Industrial Elétrica. Em janeiro de 2014, o curso de Tecnologia em Sistemas para Internet e em janeiro de 2015, o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Engenharia de Computação.

“Depois de 12 anos vemos a UTPFR campus Toledo consolidada como uma referência no ensino superior de toda a região. Além dos cursos superiores gratuitos e de qualidade seus projetos de inovação e tecnologia têm contribuído para o desenvolvimento da nossa cidade. Sinal de que todo o esforço valeu a pena. Agora como deputado federal continuaremos auxiliando essa instituição que tanto nos orgulha”, comemora Schiavinato.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Facebook Comments