Toledo divulga programação do Outubro Rosa

Com a chegada do mês de outubro, iniciam-se as atividades de prevenção ao câncer de mama e, mais recentemente, do colo de útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade. Essas ações ficaram conhecidas mundialmente como Outubro Rosa e são celebradas anualmente desde os anos 90.

A Secretaria Municipal de Saúde de Toledo divulgou algumas das ações que serão realizadas pelas unidades e serviços de saúde no município como ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos. O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

Para saber mais sobre o câncer de mama, o Ministério da Saúde disponibiliza o seguinte portal: saude.gov.br/cancerdemama

 

Confira a programação do Outubro Rosa em Toledo:

 

CERTI COOPAGRO

Caminhada Rosa e Azul dia 26 de outubro no Lago Municipal

 

CENTRO DE SAÚDE

Dia 11 acontece uma avaliação odontológica para as mulheres com a Erica e o Carlos. As demais atividades vão ser realizadas como de rotina. Nos dias 10,11,17,18, 24, 25 e 31 pela manhã haverá coleta de preventivos e dia 17 está programada uma panfletagem com orientações. No período da tarde dos dias 17, 18, 24 e 25 panfletagem, orientações e encaminhamento de mamografias.

 

UBS BRESSAN/CEZAR PARQUE

Haverá agenda extra de exames preventivos nas terças-feiras pela manhã, iniciando no dia 16 de outubro. As próximas agendas serão preenchidas conforme procura.

No dia 10 às 13h30 juntamente com profissionais do Banco de Leite será realizado um evento com o tema Aleitamento Materno direcionado para gestantes, puérperas, lactantes e suas respectivas mães e sogras. Será fornecido lembrancinhas e cooffe break. Neste dia, também estarão captando as participantes idosas para rastreio de CA de mama.

 

UBS PANCERA

Preventivos agendados na recepção: segundas, terças e quintas-feiras a tarde; quartas o dia todo; e sextas-feiras pela manhã. Durante todo mês de outubro haverá participação dos acadêmicos de medicina da UFPR; Teste rápido com livre demanda; Palestra no grupo de mulheres do Jardim Parizotto (a confirmar); e panfletagem na sala de espera.

 

CERTI PIONEIRA

Atendimento nas sextas-feiras das 10h às 13h. Serão realizados 12 preventivos por dia.

 

UBS SÃO FRANCISCO

Segundas e terças: coleta de exames preventivos por enfermeira residente em saúde da mulher. Quartas no período da tarde: consultas médicas e testes rápidos somente para mulheres. Quintas-feiras pela manhã: coletas de exames preventivos.

 

UBS PORTO ALEGRE

Agendamento de preventivos nos dias 08, 15, 22 e 29 de outubro. Testes rápido nos dias 16, 23 e 30 de outubro.

 

UBS DOIS IRMÃOS

Dias 10, 24 e 31 haverá exames preventivos, mamografia, teste rápido para HIV e orientações de saúde das 7h às 12h na UBS.

 

UBS VILA IPIRANGA

Nos dias 2, 16 e 23 haverá exames preventivos, mamografias, teste rápido para HIV e orientações de saúde das 7h às 12h na UBS.

 

UBS CONCÓRDIA

Coleta de exame preventivo e realização de pedidos de mamografias nas quartas, quintas e sextas-feiras durante todo o mês. Terá educação em saúde na sala de espera diariamente. Divulgação de testes rápido na rotina que já temos.

 

UBS VILA NOVA

Dia 16 vai ter palestra com o médico, atividade com uma educadora física, curso de cuidados com a pele ministrado por uma esteticista, sorteio de brindes, entre outros.

 

UBS SANTA CLARA

Coleta de preventivos na unidade e pedido de mamografia e palestra na unidade de saúde

 

UBS PANORAMA

No dia 17/10 vai ser realizado no período da manhã coleta de preventivos e solicitação de mamografia pelos três enfermeiros. Haverá café da manhã, dia da beleza e entrega de mudas de plantas, educação sobre fitoterápicos. Um dia a mais de coleta de preventivos e solicitação de mamografias por semana durante o mês de outubro.

 

UBS EUROPA

Realização de preventivos e palestras com os acadêmicos de Medicina

 

UBS VILA INDUSTRIAL

Coleta rotineira (vão estar de mudança)

 

UBS COSMOS

Serão disponibilizadas 64 vagas para coleta de preventivo

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO PRIMÁRIA

– Coleta de preventivo para mulheres da UBS CAIC e para servidoras da Secretaria da Saúde. Os preventivos serão coletados pela enfermeira residente Saúde da Mulher Mariana Selloni, disponibilizado 86 vagas para o mês de outubro.

– Coleta de preventivo, entre os dias 15 e 19 de outubro, para as servidoras da Cooperativa Primatto, totalizando 80 vagas.

– Coleta de preventivo para funcionárias da UNIPAR, no dia 24 de outubro, totalizando 17 vagas.

Facebook Comments