Morre Ana Beatriz Barth Costamilan, uma das fundadoras da Apae de Toledo

A Prefeitura de Toledo informa com pesar o falecimento de Ana Beatriz Barth Costamilan nesta segunda-feira, 08 de outubro. Ana Beatriz foi uma das fundadoras da Apae de Toledo, inaugurada em 1974, com o objetivo de ofertar atendimento às pessoas com deficiência mental, que até então estavam à margem do processo educacional especializado.

A relevância de sua contribuição social para a cidade lhe rendeu o Título de Cidadã Honorária do Município por meio da LEI “R” Nº 39, de 22 de novembro de 1996. Era casada com Angelo Caetano Costamilan, mãe de três filhos e avó de quatro netos. Teve grande participação nos serviços comunitários. Integrou a diretoria da FEAPAES (Federação das Apaes do Paraná).

Ana Beatriz era filha dos pioneiros Willy Barth e Diva Paim Barth. O município já rendeu homenagens à família de Ana. Além da praça, o Museu Histórico conta com uma sala com a história do pai, o Parque Ecológico leva o nome da mãe Diva Paim Barth. Ana chegou em Toledo em 1950, quando tinha cinco anos de idade junto com a mãe e outras três irmãs. Na época o pai já estava aqui e era Diretor/Gerente da Madeireira Maripá, com a responsabilidade de conduzir a colonização da Fazenda Britânia, quando Toledo era apenas uma vila de Foz do Iguaçu.

O corpo está sendo velado na Igreja Luterana do Sino. O sepultamento acontece nesta terça-feira (09) no Cemitério Cristo Rei.

 

Foto: Reprodução/Facebook.

Facebook Comments